quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

TREINAMENTO IRONMAN

Felizmente, essa semana, voltei a correr e nada senti. Devo minha recuperação ao fisioterapeuta Leandro Nogueira que fez um excelente trabalho. Sinceramente ainda estou um pouco inseguro, mas isso é natural, com o passar das semanas retomarei a confiança necessária para evoluir nos treinos. Portanto fiquem de olho no histórico dos treinos que postarei novamente apartir da próxima semana.
Grande abç.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

RECEITA


GRANOLA

Seja você um atleta ou simplesmente um esportista de fim de semana, a nutrição é muito importante para o seu bom desempenho.
Os cereais são ricos em fibras e carboidratos complexos. As fibras ajudam a controlar os níveis do colesterol além de colaborarem com a formação com o bom funcionamento do intestino. Os carboidratos fornecem a energia necessária que o ciclista necessita para seu exercício.
Veja como é fácil preparar sua granola caseira:

INGREDIENTES
Gérmen de trigo - 100gFarelo de trigo - 50gFlocos de milho sem açúcar - 350gAveia em flocos - 200gAmêndoas - 50gUva passa - 100gSemente de linhaça - 50gMel - duas colheres de sopa
Rendimento de 900g

MODO DE PREPARO
Derreter em uma panela grande, com fogo baixo, uma colher de sobremesa de manteiga. Assim que derreter a manteiga, juntar a aveia e mexer em fogo baixo até que a aveia esteja dourada. Mexer sem parar.
Acrescentar todos os demais ingredientes - os flocos de milho por último - e mexer devagar, sempre em fogo baixo. Em seguida, acrescente o mel gradativamente, sempre mexendo. OBS.: O mel não pode esquentar muito para não perder suas propriedades. O mel tem apenas a função de formar uma liga e aderir os ingredientes pequenos (sementes, flocos de aveia, farelo). Não pode ficar muito molhado.
Retire da panela, deixe esfriar e armazene em um vidro de boca larga. Manter bem fechado.
Servir com leite (desnatado ou integral), suco de fruta ou iogurte.

ENERGIA
O valor energético de cada porção - uma xícara de chá (80g) - é de 317 Kcal, distribuídos da seguinte forma:
69% de carboidratos21% de gordura 10% de proteína.

DICAS
- Ao ingerir granola tenha em mente que você necessitará consumir mais água. Procure se hidratar mais quando consumir esta mistura;
- A amêndoa pode ser substituída por avelã, castanha de caju e, em último caso, por amendoim (cujo sabor encobre todos os outros);
- A receita pode ser adaptada ao seu gosto pessoal. Você pode acrescentar banana chips (rodelas de banana seca e assada), trigo sarraceno, semente de gergelim, fruta cristalizada, damasco seco, ameixa seca. Todos ingredientes facilmente encontrados em supermercados, lojas de produtos naturais ou mercados municipais.

PROPRIEDADES
Gérmen de trigo - Rico em proteínas, potássio e vitamina B 6
Aveia - É energética. Rica em fibras solúveis, potássio e proteínas
Amêndoa - Oleaginosa fica em gordura vegetal monossaturada
Uva passa - Fonte de carboidrato e de potássio. Sabor agradável
Semente de linhaça - Rica em ácidos graxos polinsaturados e Ômega 3

Mãos à obra e bom proveito!!!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

5 DICAS PARA ENFRENTAR A MARATONA

Aí vão algumas dicas para que você possa incluir em seu cronograma de treinos e fazer a maratona perfeita:
1- Faça treinos de velocidade, pois mesmo em uma prova com ritmo relativamente lento, seu sistema anaeróbio (fibras rápidas) poderá ser recrutado quando o sistema aeróbio (fibras lentas) começar a fadigar.

2- Faça educativos! Apesar de ser um exercício monótono, irá melhorar sua mecânica de movimento. Procure, ao correr, aterrisar com o meio do pé e não com o calcanhar, pois senão você estará, a cada passo, freando um pouco seu movimento. Esse é a passada que você precisa para uma grande maratona.

3- Planeje sua alimentação: a maioria dos atletas necessita ingerir em torno de 300 calorias por hora de prova para manter seu esforço durante uma maratona. Essa ingestão pode ser feita através de géis e/ou barras energéticas, além de bebidas esportivas. Esperimente durante os treinos e não use nenhuma novidade no dia da prova.

4- Faça exatamente como nos treinos: se durantes os treinos longos (específicos) você andava para se hidratar e/ou comer, aproveite os postos de abastecimento para fazer isso. Se você prefere, apenas, diminuir um pouco o ritmo, também não há problema. O problema está em fazer coisas que seu corpo não está habituado a fazer. Trace seu plano de prova e siga-o!

5- Atravesse os altos e baixos: dificilmente alguém correrá uma maratona sentindo-se bem do início ao fim. O que faz a diferença é a maneira de encarar os momentos de dificuldade. Tenha em mente que aquela é apenas uma parte do seu dia e que logo passará, tenha sempre pensamentos e atitudes positivas, incentive-se, acredite no longo período de treinamento que você fez, assim, rapidamente, retomará a confiança para terminar bem a prova.

Boas maratonas!!!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

VÍDEO IRONMAN HAVAÍ 2007

Já está sendo vendido pelo www.ironmandvd.com o DVD do Ironman Havaí 2007. Aí vai só uma amostra grátis para dar água na boca!
http://www.youtube.com/ironmantriathlon
Acessem.

TREINAMENTO IRONMAN

Essa semana voltei a correr e estou sentindo apenas um leve desconforto no joelho, vamos ver se agora dá para engrenar o treino, afinal, faltam 15 semanas para a prova.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

TREINAMENTO IRONMAN INTERROMPIDO

Salve, salve moçada!!!
Vocês devem ter notado que não coloquei mais informações sobre o treinamento para o Ironman Brasil. Pois é, infelizmente precisei interrompê-lo devido àquela lesão no joelho que relatei anteriormente. Estou apenas pedalando, sem muito compromisso para não perder a forma e estabelecer uma boa base aeróbia, já que esta será importante também para os treinos de natação e corrida futuramente, apesar da especificidade destas outras modalidades. Pretendo voltar a correr no dia 11/02 e iniciar novamente o planejamento rumo ao Ironman Brasil (25/05). Torçam para que eu me recupere o mais rápido possível!
Continuarei dando notícias...
TRI abraços.