segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

FRUTA, QUAL É A MELHOR?


Este artigo é para todos os que, sempre, procuram os alimentos com menos carboidratos. Aqui vai um guia fácil para as melhores e piores frutas, no que toca à quantidade de açúcar contida e valor nutritivo. Se é guloso, que tal substituir um doce por uma taça repleta da melhor fruta? (ATENÇÃO - o açúcar aqui referido será sempre a frutose).


# Dos morangos às amoras, os frutos silvestres estão repletos de antioxidantes e vitaminas. Estas pequenas bombas de fibra são, de longe, as frutas mais nutritivas e inteligentes que você pode comer. Aponte para meia tigela por dia. São uma ótima opção misturados com cereais ou em saladas. (Índice glicêmico: perto dos 20's).


# Em termos de antioxidantes, as cerejas tem quase o mesmo valor que as frutas silvestres. No entanto, têm um pouco mais de açúcar natural, mas ainda assim o seu valor absoluto é baixo e são uma excelente fonte de fibra. (Índice glicêmico: 22).


# Maçãs e pêras tem baixo teor de açúcar e uma considerável porção de fibra, não são propriamente ricos em antioxidantes. No entanto, ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue e são bastante saciantes e frescos. (Índice glicêmico: 38).


# Pêssegos tem um valor nutritivo semelhante às maças e pêras, estas frutas de caroço grande são uma maneira inteligente de tomar a sua dose de Vitamina C e fibra. Evite nectarinas, que têm muito mais açúcar e são mais parecidas com mangas e papaias. (Índice glicêmico: 30s).


# O figo tem tão pouco açúcar natural como os morangos e estão cheios de fibra.


Os próximos frutos são ricos em açúcar, portanto, não os torne num hábito diário:


* Melão e Melancia, apesar de ricos em água, a melancia por exemplo tem elevado teor de açúcar e um índice glicêmico altíssimo (100). No Verão, aprecie um pouco de melão ou melancia no fim da refeição, mas não abuse!


* O abacaxi é a melhor fonte natural de bromelain, uma enzima que ajuda a combater inflamações e a cuidar as articulações. Algumas pessoas são intolerantes ou mesmo alérgicas. O abacaxi é uma fruta extremamente nutritiva mas, contudo, rica em açúcar. Portanto, desfrute-a sem culpa mas apenas de vez enquando.


* Mangas e papaias, não contêm tanto açúcar como o abacaxi mas estas frutas são melhores se ingeridas com moderação.


* A banana tona-se uma escolha mais acertada para usar como alimento energético e, apesar de ser menos "fresca", tem um índice glicêmico inferior às mangas e aos papaias (55).
fonte: TRILO

Nenhum comentário: