quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

NOVO DESAFIO!!!


Como principal foco esse ano, eu e meu atleta Alexandre Ventura teremos pela frente o IRONMAN FRANKFURT (ALEMANHA), dia 05/ 07. A prova é considerada o campeonato europeu de IM e conta com a presença dos principais atletas que correm o mundial em Kona, entre eles Chris Mc Cormac, Eneko Llanos, Faris Al Sultan, Timo Bracht e outros...

Acesse e curta um pouco do que aconteceu na prova do ano passado: http://www.youtube.com/watch?v=hD8pYFBYPRk

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

CÂMBIO ELETRÔNICO - SHIMANO

A bicicleta, uma máquina de tração humana por excelência, vai entrar na longa lista de aparelhos que trocaram o manual pelo eletrônico quando um novo sistema de marchas fizer sua estréia no fim de semana do Tour da Califórnia.
A Shimano promete levar facilidade e precisão à mudança de marchas, que acontece ao leve toque de dois botões, a preocupação dos tradicionalistas é se o aparelho pode erodir os princípios básicos do esporte.
"As pessoas escolhem a bicicleta precisamente porque seu movimento exige apenas esforço humano, e nada poderia ser mais simples, independente e autônomo," escreveu Raymond Henry, um historiador do ciclismo de Saint Etienne, França, em uma mensagem de e-mail. "Qualquer fonte externa de energia, não importa quão fraca, vai contra essa filosofia."
Se o sistema de câmbio vai se tornar o novo iPod e redefinir a tecnologia do ciclismo ou acabar como a versão do esporte da fita de oito faixas, isso dependerá de inúmeros fatores, os mais óbvios sendo desempenho, confiabilidade e custo.
Duas versões anteriores da mudança eletrônica de marcha, da companhia francesa Mavic, falhavam com freqüência na chuva. E outra companhia, Campagnolo, adiou o lançamento de sua versão devido à desaceleração econômica.
A versão da Shimano, conhecida como Dura-Ace Di2 7970, está sendo usada por três equipes profissionais competindo na Califórnia: Columbia High Road, Garmin Slipstream e Rabobank. Cerca de 10 ciclistas correrão com o sistema, apesar de terem usado o aparelho em apenas um ou dois treinos desde que o receberam no final da semana passada.
Bob Stapleton, proprietário e gerente geral da Columbia, disse que muitos de seus ciclistas tinham dúvidas sobre o uso de bicicletas que podem literalmente ficar sem bateria. O sistema Di2 não tem ativação manual caso a bateria acabe. Isso pode ser irritante ou desastroso, dependendo do terreno e da relação de transmissão que a bicicleta estiver. A Shimano estima que a bateria dure cerca de 1,6 mil quilômetro por carga.
"Suas carreiras podem ser definidas pelos resultados de uma única corrida," disse Stapleton sobre seus corredores. "Portanto, eles priorizam a confiabilidade acima de tudo."
Stapleton, um experiente ciclista amador, tem usado extensivamente o sistema Di2 e é um convertido.
"Acho que toda bicicleta top de linha vai ter um daqui a três anos, talvez menos," disse, acrescentando que o sistema também elimina boa parte da manutenção exigida por sistemas mecânicos.
Um conjunto completo de peças com marchas eletrônicas vai custar cerca de US$ 1.250 a mais do que a última versão mecânica, vendida por cerca de US$ 2.750. O custo de atualizar um sistema Shimano deverá ficar em torno de US$ 2,2 mil. O sistema vai funcionar em praticamente todas as bicicletas de corrida.
Este ano, a Giant, maior fabricante de bicicletas do mundo, vai oferecer uma bicicleta projetada para usar apenas partes eletrônicas por cerca de US$ 14 mil, que inclui o custo do Di2. Se os consumidores aceitarem bem o aparelho, ele provavelmente vai seguir o padrão de outros eletrônicos e baixar de preço significativamente com o tempo.
A tecnologia de mudança eletrônica de marchas passou por um longo tempo de desenvolvimento. Protótipos do primeiro sistema da Mavic, o Zap, fizeram uma breve aparição no Tour de France de 1992 e a companhia lançou sua segunda tentativa, o Mektronic, em 1999.
Tanto Shimano, que está para as peças de bicicleta como a Microsoft está para o software de computador, quanto sua respeitável competidora italiana Campagnolo passaram boa parte desta década testando protótipos do sistema em bicicletas de corredores profissionais. Os protótipos não costumavam ostentar marcas, provavelmente para limitar o constrangimento de resultados infelizes como os do Zap.
Os sistemas da Campagnolo e da Shimano compartilham o projeto básico de descarriladores mecânicos. Um paralelogramo move a corrente para trás ou para frente e, na parte de traseira, há duas rodas que mantêm a corrente firme.
Dois botões eletrônicos atrás da alavanca do freio permitem que o ciclista mude de marcha. Um leve toque em qualquer um dos botões do Di2 envia um sinal eletrônico através de um fio até um pequeno motor dentro do câmbio descarrilador, movendo a corrente com o giro de uma engrenagem helicoidal. Mesmo Devin Walton, porta-voz da Shimano, reconhece que no descarrilador traseiro há pouca ou nenhuma diferença na mudança de marchas entre as opções eletrônica ou mecânica da companhia.
Os ganhos ficam mais óbvios, entretanto, no descarrilador frontal, que move a corrente entre os dois grandes anéis dentados na manivela da bicicleta.
Isso é possível em parte porque o descarrilador eletrônico frontal é capaz de realizar reajustes constantes para refletir as mudanças da posição da corrente causadas pelo descarrilador traseiro, usado com maior freqüência. Isso permite que o frontal use um mecanismo de mudança de marcha mais eficiente, um que poderia até mesmo deixar ciclistas distraídos sem os inoportunos ajustes de um sistema mecânico.
A Campagnolo acredita em seu sistema eletrônico e espera por uma recuperação econômica antes de lançá-lo. "Recebemos respostas extremamente positivas sobre a rapidez, precisão e facilidade da mudança de marchas," disse Lerrj Piazza, porta-voz da Campagnolo.
Como as equipes de ciclismo dependem do patrocínio de empresas como Shimano para sua sobrevivência financeira, muitos ciclistas demonstraram relutância em discutir suas preocupações acerca do sistema, que incluem a possibilidade de falhas na bateria e a dificuldade de mudar marchas usando luvas devido aos pequenos e sensíveis botões. Mas após alguns treinos, George Hincapie, da Columbia, disse concordar com o proprietário da equipe, Stapleton, sobre seus méritos.
"A marcha é impressionante," disse. "Fiquei impressionado no momento em que experimentei."
A ação do sistema eletrônico é tão desprovida de esforço que, comparada às alavancas mecânicas, deixa o usuário se sentindo quase desconectado da bicicleta.
Após experimentar o sistema, Jonathan Vaughters, chefe-executivo da Garmin Slipstream, prevê que ele será inicialmente mais comum em bicicletas especiais para corridas de tempo e triatlos. Vaughters, ex-ciclista profissional, acredita que boa parte da margem de dois segundos com que Chris Boardman ganhou a corrida de abertura do Tour de France de 1997 se deveu ao descarrilador eletrônico Mavic que usava. O aparelho, que funcionou nos 7,3 quilômetros da corrida, permitiu que Boardman mantivesse sua posição aerodinâmica mesmo enquanto trocava marchas.
Se o Di2 se provar confiável e um sucesso no mercado, não espere por uma transmissão automática a seguir. Walton diz que um sistema desse tipo, pelo menos para bicicletas de corrida, precisaria analisar o estado físico de um ciclista, além de ler sua mente.
"Não há como o sistema saber quando você vai disparar," disse Walton. "Em uma competição, você precisa estar no controle."

Tradução: Amy Traduções
The New York Times

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

FRUTA, QUAL É A MELHOR?


Este artigo é para todos os que, sempre, procuram os alimentos com menos carboidratos. Aqui vai um guia fácil para as melhores e piores frutas, no que toca à quantidade de açúcar contida e valor nutritivo. Se é guloso, que tal substituir um doce por uma taça repleta da melhor fruta? (ATENÇÃO - o açúcar aqui referido será sempre a frutose).


# Dos morangos às amoras, os frutos silvestres estão repletos de antioxidantes e vitaminas. Estas pequenas bombas de fibra são, de longe, as frutas mais nutritivas e inteligentes que você pode comer. Aponte para meia tigela por dia. São uma ótima opção misturados com cereais ou em saladas. (Índice glicêmico: perto dos 20's).


# Em termos de antioxidantes, as cerejas tem quase o mesmo valor que as frutas silvestres. No entanto, têm um pouco mais de açúcar natural, mas ainda assim o seu valor absoluto é baixo e são uma excelente fonte de fibra. (Índice glicêmico: 22).


# Maçãs e pêras tem baixo teor de açúcar e uma considerável porção de fibra, não são propriamente ricos em antioxidantes. No entanto, ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue e são bastante saciantes e frescos. (Índice glicêmico: 38).


# Pêssegos tem um valor nutritivo semelhante às maças e pêras, estas frutas de caroço grande são uma maneira inteligente de tomar a sua dose de Vitamina C e fibra. Evite nectarinas, que têm muito mais açúcar e são mais parecidas com mangas e papaias. (Índice glicêmico: 30s).


# O figo tem tão pouco açúcar natural como os morangos e estão cheios de fibra.


Os próximos frutos são ricos em açúcar, portanto, não os torne num hábito diário:


* Melão e Melancia, apesar de ricos em água, a melancia por exemplo tem elevado teor de açúcar e um índice glicêmico altíssimo (100). No Verão, aprecie um pouco de melão ou melancia no fim da refeição, mas não abuse!


* O abacaxi é a melhor fonte natural de bromelain, uma enzima que ajuda a combater inflamações e a cuidar as articulações. Algumas pessoas são intolerantes ou mesmo alérgicas. O abacaxi é uma fruta extremamente nutritiva mas, contudo, rica em açúcar. Portanto, desfrute-a sem culpa mas apenas de vez enquando.


* Mangas e papaias, não contêm tanto açúcar como o abacaxi mas estas frutas são melhores se ingeridas com moderação.


* A banana tona-se uma escolha mais acertada para usar como alimento energético e, apesar de ser menos "fresca", tem um índice glicêmico inferior às mangas e aos papaias (55).
fonte: TRILO

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

TREINOS LONGOS DE CORRIDA SOB UMA NOVA ÓTICA

A abordagem tradicional deste treino consiste em fazer um treino longo, normalmente no final de semana, em frequência aeróbica constante. O objetivo desse tipo de treino é desenvolver resistência no atleta, o que se dá pelo aumento das distâncias do treino.
Isso funcionará bem se você é um iniciante e deseja, simplesmente, completar um Meio Ironman ou um Ironman. Contudo, se você é um competidor experiente, se está buscando uma determinada colocação em sua faixa etária ou se busca uma vaga para campeonatos mundiais, é necessária uma outra abordagem para esse tipo de treino.
Muito além de treinar para completar a prova mantendo um ritmo confortável, o treino longo de corrida também pode ser utilizado para aumentar sua velocidade e sua resistência à dor e à fadiga. Para isso, é necessário acrescentar intervalos específicos em seus treinos. Algumas alternativas podem ser:

1. Acrescentar intervalos em ritmo de prova no final dos treinos longos de corrida. Esses intervalos podem durar de 20% a 30% da distância aeróbica do treino. Por exemplo, você tem um longo de 18km, pode-se fazer de 14km a 15km em ritmo aeróbico e os últimos 4km a 3km em seu ritmo de prova.

2. Acrescentar treinos intervalados no meio do treino longo, representando de 30% a 40% da distância total. Por exemplo, em um treino de 18km, pode-se fazer 6km em ritmo aeróbico, 6 intervalos de 1km em ritmo de prova intercalados com 1′ de corrida aeróbica, e os 6km finais de corrida aeróbica.

É importante que você converse com seu treinador para adaptar esse tipo de treino a seus ciclos, respeitando seus períodos de descanso. Outra observação importante é manter a progressividade das distâncias e realizar esse tipo de treinamento somente na fase de preparação específica para competições, usualmente a partir de 16 a 12 semanas antes da prova.
fonte: MundoTRI

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PROCURANDO ONDE TREINAR?

Uma ótima ferramenta para os adeptos da corrida foi lançada no site WEBRUN. Um programa onde você cria seu percurso, calcula a distância, mostra a altimetria e registra informações como pontos de abastecimento de água e posto médico, além de inserir comentários e fotos.
Agora, não tem como "se perder" nos treinos!!!

Acesse: www.webrun.com.br/ondetreinar e confira!!!