sábado, 27 de fevereiro de 2010

CRESCIMENTO DO CIRCUITO 70.3

O nome de um dos Circuitos de Triathlon que mais cresce no mundo vem da somatória das distâncias em milhas, e o calendário terá este ano mais de 40 provas.

Desde a sua criação em 2006, o Circuito Ironman 70.3 é uma das competições de Triathlon que mais cresce em todo o mundo. Das pouco mais de dez disputas em seu início, o Circuito irá contabilizar 42 provas em 2010, e os anúncios de novas inclusões têm sido constantes.

O nome 70.3 refere-se à somatória das distâncias em milhas das três modalidades: 1.2 milhas de natação, 56 milhas de ciclismo e 13.1 milhas de corrida. "Acho que esse nome do circuito o deixou muito mais desafiador", diz o treinador de Triathlon e colunista do ativo.com, Alexandre Giglioli.

O Brasil também tem sua prova do Circuito Ironman 70.3 e, traduzindo as distâncias, os triatletas enfrentam na cidade de Penha, em Santa Catarina, o desafio de completar 1,9 km de natação, 90 km de Ciclismo e 21 km de corrida, metade das distâncias do Circuito Ironman, por isso também chamado de "Meio Ironman".

Em 2010, a disputa será no dia 28 de agosto, com chegada em frente ao castelo do Parque Beto Carrero World. As provas no geral são classificatórias para a final do Campeonato, disputado em novembro em Clearwater, na Flórida, Estados Unidos, e a do Brasil é uma delas. Mas por que o Circuito tem atraído tantos competidores?

"Esta é uma distância muito "mais fácil" de se treinar quando comparado com a distância total do Ironman, exige menos comprometimento de tempo e, além disso, é uma distância que podemos fazer uma a cada bimestre ou trimestre", opina Alexandre Giglioli. "E também são provas que estão se tornando cada vez mais rápidas. Temos provas com velocidades muito parecidas com as de distâncias olímpicas", acrescenta.

A mais recente prova a ser incluída no Circuito este ano foi anunciada no início de fevereiro, é o Ironman 70.3 no Japão, com data marcada para 19 de setembro em Tokoname, cidade próxima de Nagoya, sendo a 5ª prova do Circuito a ser realizada na Ásia.

A abertura do Circuito mundial foi na África do Sul, no dia 17 de janeiro. No dia 24 de janeiro, a prova veio para a América Latina com a disputa do Ironman 70.3 de Pucón, no Chile, que teve como campeão o triatleta brasileiro Reinaldo Colucci. No dia 7 de feveiro, a Austrália foi sede de uma prova 70.3. Junho é o mês mais concorrido do Circuito, com oito provas, incluindo as disputas na Inglaterra, Suíça e Havaí.

Veja o mapa do Circuito Ironman 70.3 pelo Mundo em 2010 e programe-se:

Março
Ironman 70.3 China (Dia 14)
Ironman 70.3 Singapore (Dia 21)
Ironman 70.3 California (Dia 27)

Abril
Ironman 70.3 New Orleans (Dia 18)
Ironman 70.3 Texas (25)

Maio
Ironman 70.3 St. Croix, US Virgin Islands (Dia 2)
Ironman 70.3 Florida (Dia 16)
Ironman 70.3 Austria (Dia 30)

Junho
Ironman 70.3 Hawaii (Dia 5)
Ironman 70.3 Switzerland (Dia 6)
Ironman 70.3 Mooseman Newfound Lake/EUA (Dia 6)
Ironman 70.3 Kansas/EUA (Dia 6)
Ironman 70.3 Boise Idaho/EUA (Dia 12)
Ironman 70.3 Eagleman Maryland/EUA (Dia 13)
Ironman 70.3 U.K. (Dia 20)
Ironman 70.3 Buffalo Springs Lake/EUA (Dia 27)

Julho
Ironman 70.3 Putrajaya/Malásia
Ironman 70.3 Rhode Island (Dia 11)
Ironman 70.3 Racine Wisconsin/EUA (Dia 18)
Ironman 70.3 Vineman California/EUA (Dia 18)
Ironman 70.3 Antwerp/Bélgica (Dia 25)
Ironman 70.3 Steelhead Michigan/EUA (Dia 31)

Agosto
Ironman 70.3 Calgary Canada (Dia 1)
Ironman 70.3 Boulder Colorado/EUA (Dia 8)
Ironman 70.3 Lake Stevens (Dia 15)
Ironman 70.3 Germany (Dia 15)
Ironman 70.3 Philippines (Dia 22)
Ironman 70.3 Timberman/New Hampshire/EUA (Dia 22)
Ironman 70.3 Brazil (Dia 38)

Setembro
Ironman 70.3 Muskoka Canadá (Dia 12)
Ironman 70.3 Centrair Tokoname Japan (Dia 19)
Ironman 70.3 Branson Missouri/EUa (Dia 19)
Ironman 70.3 Syracuse New York/EUa (Dia 19)
Ironman 70.3 Cancun México (Dia 19)
Ironman 70.3 Augusta/Georgia/EUA (Dia 26)
Outubro

Ironman 70.3 Austin/EUa (Dia 17)
Ironman 70.3 Miami (Dia 30)

Novembro
Ironman World Championship 70.3 Clearwater, Florida/EUa (Dia 13)

Dezembro
Ironman 70.3 Asia-Pacific Championship/Tailândia (Dia 5)

Fonte ativo.com

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

NATAÇÃO NO IRONMAN


É comum ouvirmos que a natação no Ironman não é muito importante, pois é a menor parte da prova, que o tempo da natação não interfere consideravelmente no tempo final da competição e que ninguém ganha um Ironman na natação.

Na ironguides, nossa percepção é bem distinta, pois como já discutimos em outros artigos, acreditamos que o triathlon não é a soma de três esportes e sim um único esporte com três modalidades encadeadas, onde uma interfere na outra. Sendo assim, necessitamos de um treinamento e de uma conduta na prova voltados às especificidades dessa competição.

Realmente a natação é a menor parte da prova, porém você acumulará a fadiga dessa etapa e a levará para as demais, causando uma sobrecarga em seu organismo que pode prejudicar todo o restante do seu dia. Portanto, estando bem preparado sentirá menos os efeitos dessa fadiga.

Em relação ao tempo, se analisarmos os números friamente, podemos ter a impressão de que dois ou três minutos não farão diferença no contexto de uma prova que dura muitas horas. Todavia, devemos entender que quando você está preparado para nadar mais rápido, você fica mais confiante, nada perto de atletas mais experientes, fazendo menos “zig-zag” durante o percurso, pega menos “tráfego” pela frente e evita, ou pelo menos minimiza, as pancadas tão comuns em natações em águas abertas. Isso vai te gerar menos desgaste e ainda te proporciona sair para pedalar com menos fluxo, o que te permite um ciclismo mais controlado, sem tantas ultrapassagens, te deixando em melhores condições para a etapa de corrida.

Portanto, dedique-se aos treinos de natação, enfatizando o uso do palmar e do pullboy, para ganhar força nos braços e conseguir aumentar a frequência de braçadas. Tente nadar no mínimo 3 vezes por semana para manter a consistência e o contato com a água. No último mês, antes da prova, nade com sua roupa de borracha, uma vez por semana, para se adaptar e treine tirar a roupa assim que terminar o treino, como se estivesse, realmente, partindo para a T1. Na semana da prova, experimente fazer alguns treinos no mesmo horário da largada para simular as condições (maré, correnteza, Sol atrapalhando a visão, etc).

Durante a prova, não force em nenhum momento, você deve manter-se em um nível de esforço aeróbio, confortavelmente sustentável. Assim, sairá da água pronto para dar seqüência ao seu grande dia!!!

--
Rodrigo Tosta, Coach - Rio de Janeiro, Brasil
http://www.ironguides.net/br
* * * Your best is our business.™ * * *

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

IRONMAN NO RIO EM 2011?

Em nota, o jornal "O GLOBO" divulgou que em 2011 haverá mais uma etapa do circuito mundial de Ironman no Brasil e seria no Rio de Janeiro. Parece que o Rio desbancou Buenos Aires, até porque a cidade estará em processo de reestruturação para a Copa do Mundo de futebol em 2014 e para as Olimpíadas de 2016 e o Ironman viria como mais um grande evento que traria investimentos e turismo para a cidade.

Não temos ainda muitos detalhes como datas ou percurso da prova, mas temos sim a certeza de que se esse sonho se concretizar, o triathlon brasileiro crescerá ainda mais e se solidificará como um esporte viável.

Vamos torcer!!!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

IRONGUIDES THE METHOD TRAINING CAMP IRONMAN BRASIL



Clique na imagem para ampliar!

PREPARE-SE PARA O IROMAN BRASIL

Eu já tive a oportunidade de completar quatro provas do Ironman Brasil (2005, 2006, 2007 e 2008) e como melhor resultado tenho 10hs e 20min, um tempo que considero bom para alguém que além de treinar, trabalha entre 8 e 10 horas por dia. Também já participei de algumas provas de Ironman fora do país como África do Sul, Western Austrália e Frankfurt e posso dizer, sem sombra de dúvida, que a prova brasileira é muito boa, tanto do ponto de vista do percurso, quanto da organização do evento. Tanto é verdade que essa prova cresce a cada ano e em 2010 teremos cerca de 1600 triatletas inscritos.

Normalmente os atletas chegam à Florianópolis entre quarta e quinta feira antes da prova e já percebem um clima diferente quando saem para fazer algum treino e deparam com pessoas do mundo inteiro, nadando, pedalando e correndo para ajustar os últimos detalhes. A cidade respira o Ironman por uma semana e a expectativa para a largada paira no ar!

No dia da prova, pela manhã, costuma fazer frio (+/- 10º C), mas durante a prova a temperatura aumenta e se torna agradável (+/- 25º C) e apenas no final do dia, volta a cair, portanto se você pretende fazer a prova acima de 11 horas, deixe uma camisa de mangas compridas no special needs da corrida.

Na natação, como de costume, tome cuidado com as pancadas e fique atento à navegação, principalmente no início, pois o Sol, que nasce na hora da largada, muitas vezes, dificulta a visualização da primeira bóia e é natural vermos atletas errando a direção. Se você planeja tomar um gel durante a natação, a melhor hora para fazer isso é após a primeira volta, quando você sairá da água, contornará uma bóia na areia, ali terá um posto de hidratação. Na segunda volta, tem um pouco de correnteza, o que faz com que os atletas percam algum tempo antes de partir para a T1.

Essa primeira transição é longa; você terá que correr de 300 a 400 metros até a tenda onde um staff, certamente, estará esperando para lhe entregar sua bolsa com seu material do ciclismo. Nessa etapa, o percurso é predominantemente plano e existem apenas duas subidas, uma delas é difícil. Você terá que passar nessas subidas quatro vezes, duas em cada volta. A cada 25 km, aproximadamente você terá postos de abastecimento com água, gatorade e banana. No km 90 você terá a opção do special needs, cuidado na hora de pega-lo, pois, nesse trecho, o chão é de paralelepípedo e a bike trepida muito. Na segunda volta do ciclismo, normalmente venta bastante entre os km 120 e 140 e nessa hora você deve ter calma e saber administrar suas forças para não se deixar abater. Tome muito cuidado com o vácuo, pois em alguns trechos a pista é compartilhada com os automóveis e com tantos atletas, fica difícil não estar próximo de alguém. Procure ser conservador quanto à distância para não correr o risco de ser penalizado.

Chegando à T2, você entregará sua bike a um staff, que a levará até seu box e você entrará na tenda, onde, novamente, um staff lhe entregará sua sacola, agora com seu material de corrida. A maratona do Ironman Brasil consiste em uma volta longa de 21 km e duas voltas curtas de 10.5km e é quase toda plana, mas existem três subidas seguidas, uma delas é muito dura (km 9). Você passará por elas duas vezes. A cada 5 km, aproximadamente, você terá postos de abastecimento com água, gatorade, coca-cola, bolos, castanhas, pães e sopas. No km 21, você poderá pegar seu special needs. Quando terminar a primeira volta receberá uma pulseira de cor branca e quando completar a segunda receberá uma amarela. Essas pulseiras identificam sua situação quanto ao cumprimento do percurso da prova.

Faltam aproximadamente cinco meses para a prova, planeje, treine muito e prepare-se para esse grande dia. “Tudo é possível”!
--
Rodrigo Tosta, Coach - Rio de Janeiro, Brasil
http://www.ironguides.net/br
* * * Your best is our business.™ * * *