quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PREPARE-SE PARA O IROMAN BRASIL

Eu já tive a oportunidade de completar quatro provas do Ironman Brasil (2005, 2006, 2007 e 2008) e como melhor resultado tenho 10hs e 20min, um tempo que considero bom para alguém que além de treinar, trabalha entre 8 e 10 horas por dia. Também já participei de algumas provas de Ironman fora do país como África do Sul, Western Austrália e Frankfurt e posso dizer, sem sombra de dúvida, que a prova brasileira é muito boa, tanto do ponto de vista do percurso, quanto da organização do evento. Tanto é verdade que essa prova cresce a cada ano e em 2010 teremos cerca de 1600 triatletas inscritos.

Normalmente os atletas chegam à Florianópolis entre quarta e quinta feira antes da prova e já percebem um clima diferente quando saem para fazer algum treino e deparam com pessoas do mundo inteiro, nadando, pedalando e correndo para ajustar os últimos detalhes. A cidade respira o Ironman por uma semana e a expectativa para a largada paira no ar!

No dia da prova, pela manhã, costuma fazer frio (+/- 10º C), mas durante a prova a temperatura aumenta e se torna agradável (+/- 25º C) e apenas no final do dia, volta a cair, portanto se você pretende fazer a prova acima de 11 horas, deixe uma camisa de mangas compridas no special needs da corrida.

Na natação, como de costume, tome cuidado com as pancadas e fique atento à navegação, principalmente no início, pois o Sol, que nasce na hora da largada, muitas vezes, dificulta a visualização da primeira bóia e é natural vermos atletas errando a direção. Se você planeja tomar um gel durante a natação, a melhor hora para fazer isso é após a primeira volta, quando você sairá da água, contornará uma bóia na areia, ali terá um posto de hidratação. Na segunda volta, tem um pouco de correnteza, o que faz com que os atletas percam algum tempo antes de partir para a T1.

Essa primeira transição é longa; você terá que correr de 300 a 400 metros até a tenda onde um staff, certamente, estará esperando para lhe entregar sua bolsa com seu material do ciclismo. Nessa etapa, o percurso é predominantemente plano e existem apenas duas subidas, uma delas é difícil. Você terá que passar nessas subidas quatro vezes, duas em cada volta. A cada 25 km, aproximadamente você terá postos de abastecimento com água, gatorade e banana. No km 90 você terá a opção do special needs, cuidado na hora de pega-lo, pois, nesse trecho, o chão é de paralelepípedo e a bike trepida muito. Na segunda volta do ciclismo, normalmente venta bastante entre os km 120 e 140 e nessa hora você deve ter calma e saber administrar suas forças para não se deixar abater. Tome muito cuidado com o vácuo, pois em alguns trechos a pista é compartilhada com os automóveis e com tantos atletas, fica difícil não estar próximo de alguém. Procure ser conservador quanto à distância para não correr o risco de ser penalizado.

Chegando à T2, você entregará sua bike a um staff, que a levará até seu box e você entrará na tenda, onde, novamente, um staff lhe entregará sua sacola, agora com seu material de corrida. A maratona do Ironman Brasil consiste em uma volta longa de 21 km e duas voltas curtas de 10.5km e é quase toda plana, mas existem três subidas seguidas, uma delas é muito dura (km 9). Você passará por elas duas vezes. A cada 5 km, aproximadamente, você terá postos de abastecimento com água, gatorade, coca-cola, bolos, castanhas, pães e sopas. No km 21, você poderá pegar seu special needs. Quando terminar a primeira volta receberá uma pulseira de cor branca e quando completar a segunda receberá uma amarela. Essas pulseiras identificam sua situação quanto ao cumprimento do percurso da prova.

Faltam aproximadamente cinco meses para a prova, planeje, treine muito e prepare-se para esse grande dia. “Tudo é possível”!
--
Rodrigo Tosta, Coach - Rio de Janeiro, Brasil
http://www.ironguides.net/br
* * * Your best is our business.™ * * *

Nenhum comentário: