O verão está aí e com ele o aumento de temperatura característico dessa época do ano. Triatletas e outros adeptos de esportes ao ar livre estão muito sujeitos aos efeitos prejudiciais do calor e quanto mais quente e húmido o clima, maior é a perda de líquidos através da transpiração. A hidratação torna-se, portanto, fundamental para a performance e para o bom funcionamento do organismo. Um estado de hidratação adequado regula a temperatura corporal, o comprometimento de apenas 1% do peso corporal no decorrer da prática esportiva já reflete perda de velocidade e resistência. Aí vão algumas dicas para que você não desidrate e evite a queda de rendimento:
1- Evite treinar nas horas mais quentes do dia, dê preferência ao início da manhã ou o final da tarde.
2- Mesmo com o clima frio, mantenha sua estratégia de reposição de líquidos.
3- Quando a temperatura estivar muito alta, diminua o volume e/ou a intensidade do treino.
4- Faça uma pré-hidratação nas horas que antecedem o treino.
5- Beba antes de sentir sede, a sede é um sinal de desidratação.
6- Isso varia de pessoa para pessoa e de acordo com a temperatura e intensidade do treino, mas como regra geral procure beber 500ml a cada hora de treino. Fracione isso de 15 em 15 minutos.
7- Para treinos superiores a 1h 30' procure repor também os sais minerais, principalmente o sódio. Sua bebida isotônica deve fornecer algo em torno de 100mg de sódio por 250ml.
8- Mantenha uma hidratação regular durante todo o dia, independente dos treinos.
Boas goladas e bons treinos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário