terça-feira, 30 de dezembro de 2008

REFLEXÃO E PLANEJAMENTO

Mais um ano que se encerra e devemos olhar para traz e avaliar alguns pontos de nossa jornada esportiva, como: calendário de provas, periodização, equipamentos, processo e logística de treinamento, hábitos alimentares, performance nas provas, etc... Apartir desta análise, que deve ser feita juntamente com seu treinador, devemos organizar nosso próximo ano e futuros desafios.

DICAS: * Calendário de provas e periodização - escolha seus principais objetivos e as provas secundárias devem entrar em épocas bem epecíficas para não atrapalhar o processo de treino. Procure se organizar e fazer as inscrições com antecedência, pois normalmente os preços são menores!

* Equipamentos - verifique se seus equipamentos estão em boas condições para aguentar mais um ano sem te "deixar na mão". Se for o caso, invista em algo específico para uma determinada prova e/ou treino (ex: rodas de competição, roupas de borracha...).

* Processo e logística de treinamento - organize seus horários para que possa aproveitar o máximo de cada treino, respeitando os tempos de descanso e otimizando sua recuperação.

* Hábitos alimentares - lembre que os alimentos são o combustível dos atleta, se ingerir com regularidade "combustível adulterado" com certeza o "motor" não funcionará tão bem. Tente minimizar ao máximo os alimentos que sabidamente não te trarão benefícios.

* Performance nas provas - analise os resultados com um olhar crítico em relação à todos os outros itens acima, pois com certeza eles de alguma forma influenciaram sua performance na prova. Além disso, deve-se avaliar as condições do dia, como vento, correnteza, temperatura, humidade entre outros.

Que todos tenham um excelente 2009!!!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

HIDRATAÇÃO E PERFORMANCE


O verão está aí e com ele o aumento de temperatura característico dessa época do ano. Triatletas e outros adeptos de esportes ao ar livre estão muito sujeitos aos efeitos prejudiciais do calor e quanto mais quente e húmido o clima, maior é a perda de líquidos através da transpiração. A hidratação torna-se, portanto, fundamental para a performance e para o bom funcionamento do organismo. Um estado de hidratação adequado regula a temperatura corporal, o comprometimento de apenas 1% do peso corporal no decorrer da prática esportiva já reflete perda de velocidade e resistência. Aí vão algumas dicas para que você não desidrate e evite a queda de rendimento:


1- Evite treinar nas horas mais quentes do dia, dê preferência ao início da manhã ou o final da tarde.

2- Mesmo com o clima frio, mantenha sua estratégia de reposição de líquidos.

3- Quando a temperatura estivar muito alta, diminua o volume e/ou a intensidade do treino.

4- Faça uma pré-hidratação nas horas que antecedem o treino.

5- Beba antes de sentir sede, a sede é um sinal de desidratação.

6- Isso varia de pessoa para pessoa e de acordo com a temperatura e intensidade do treino, mas como regra geral procure beber 500ml a cada hora de treino. Fracione isso de 15 em 15 minutos.

7- Para treinos superiores a 1h 30' procure repor também os sais minerais, principalmente o sódio. Sua bebida isotônica deve fornecer algo em torno de 100mg de sódio por 250ml.

8- Mantenha uma hidratação regular durante todo o dia, independente dos treinos.
Boas goladas e bons treinos!!!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

CUSTOM BIKE - IRONMAN WA


Nesse último fim de semana, como vocês sabem, participei do Ironman Western Austrália e nessa prova obtive a melhor performance no ciclismo em relação as minhas provas de Ironman anteriores com um tempo de 5hs 10' 37", mesmo sofrendo uma penalização e tendo ficado 5 minutos parado! Confiram os detalhes da bike:


1- QUADRO E GARFO - KUOTA KALIBUR


2- GRUPO - DURA ACE


3- PÉ DE VELA - NEO PRO FSA


4- GUIDÃO E CLIP - HED


5- PEDAL - LOOK KÉO


6- SELIM - SELLE ITALIA SLR T1


7- RODAS - DIANTEIRA ZIPP 404 / TRASEIRA ZIPP 808 (CUBOS DT SWISS)


8- PNEUS - CONTINENTAL COMPETITION


9- MARCHAS - 56-42 / 11-23


10- ROLAMENTOS - PASSADOR TRASEIRO E MOV. CENTRAL CERÂMICA

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ENFIM, O RESULTADO!!!


O grande dia chegou, com muito, muito frio pela manhã, céu azul e mar tranquilo. Uma brisa anunciava que teríamos vento no ciclismo e foi o que aconteceu da metade da segunda volta para o final. Com bastante Sol, a maratona foi bem desgastante, até certo ponto aliviada pelo visual impressionante das praias australianas.

Alcançamos nosso objetivo: fomos Top 20 da nossa categoria (25/29anos).

Eu, de quebra, melhorei meu tempo final em Ironman (10hs 14' 34") e meu atleta Alexandre Ventura terminou a prova com o excelente tempo de 10hs 17' 52", principalmente por ser sua estréia na distância. Esse "garoto" promete...!!!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A CIDADE DA PROVA!


Chegamos a Busselton, a cidade da prova! Cidade pequena, porém bem aconchegante. Cerca de 25mil habitantes, uma ótima estrutura hoteleira, ruas bem sinalizadas e limpas.

Fizemos alguns treinos de reconhecimento dos percursos e gostamos muito. Na natação, parece estarmos nadando num grande aquário, tamanha a quantidade de peixes que vemos. Na bike, realmente o percurso é bem plano, mas não é tão abrigado do vento como dizia no site da prova. Já a corrida é bem bacana, toda na orla, também plana, porém quente!

Amanhã é o grande dia, vamos esperar e ver o que acontece...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

IRONMAN AUSTRÁLIA - TREINO DE CORRIDA

Hoje fomos correr às margens do rio que banha a cidade, o tempo começou a mudar, estava frio e ventando muito!!! Confiram...
http://www.youtube.com/watch?v=APOl6AqYbMo

Amanhã iremos para a cidade onde acontecerá a prova: Busselton!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

RIBEIRO É TRI!!!


O triatleta Alexandre Ribeiro sagrou-se tricampeão do Ultraman do Havaí, uma das provas de endurance mais difíceis do planeta. São três dias de prova: com 10km de natação, 421km de ciclismo e 84km de corrida.

Valeu Ribeiro, parabéns!!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

IRONMAN AUSTRÁLIA - TREINO DE BIKE

Hoje fizemos o primeiro treino de bike, rodamos por quase 2hs, mas num ritmo bem tranqüilo, só conhecendo a cidade. Acessem: http://www.youtube.com/watch?v=guI-0kl7EG8 e http://www.youtube.com/watch?v=lSaGSqh7_jU

IRONMAN AUSTRÁLIA - TREINO DE NATAÇÃO

Hoje acordamos bem dispostos e depois de rodarmos um pouco pela cidade para conhecê-la melhor, fomos a um centro aquático público, com ótima infraestrutura: várias piscinas, sauna, hidromassagem, lanchonete e vestiários. Nossa chegada foi assim: http://www.youtube.com/watch?v=-CgcZsMIU4g