segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ALIMENTAÇÃO FAZ PARTE DO TREINO

Essa afirmativa é verdadeira pois os alimentos são o combustível do corpo. Precisamos ingerir alimentos saudáveis e que contenham os nutrientes necessários e certos para cada hora do dia.
Para que possamos saber escolher melhor os alimentos, precisamos conhecer um pouco sobre seus índices glicêmicos (velocidade de absorção dos carboidratos) e suas propriedades.


Índice Glicêmico - Existem alimentos que seu carboidrato é rapidamente absorvido pelo organismo (pão, massas, batata, banana...), outros que essa absorção se dá de forma moderada (maçã, damasco...) e existem ainda os que são absorvidos de forma mais lenta (pão e massas integrais, inhame, abacaxi...).


Propriedades - Alguns alimentos tem propriedades anti-inflamatórias (leite de soja e farinha de linhaça...), outros tem propriedades energéticas (café, chá verde...), outros regenerativa (whey protein, albumina...) e ainda anti-oxidantes (frutas cítricas, hortaliças e alguns legumes).

Com essas informações, podemos escolher as melhores combinações para cada hora do dia.
Ex: * Antes dos treinos procure ingerir carboidratos de absorção mais lenta (ex: pães integrais ou cereais) combinados com proteínas (ex: ricota ou iogurte light) e alimentos com propriedades enrgéticas (ex: chá verde).

* Após o treino opte por carboidratos de absorção mais rápida (ex: banana) combinados com alimentos de propriedades anti-inflamatória (ex: leite de soja) e regenerativa (ex: whey protein).

* No almoço, novamente devemos optar por carboidratos de absorção lenta (ex: massa integral) combinados com proteínas (ex: peito de frango grelhado) e alimentos anti-oxidantes (ex: salada de agrião e brócolis).

*Para um lanche você pode optar por um mix de castanha do Pará, nozes e amêndoas (alimentos que contêm as "chamadas gorduras boas") combinados com frutas secas como ameixa, passas ou damasco (fontes de carboidratos de índice glicêmico moderado).

* No jantar, procure comer alimentos leves (ex: proteínas como clara de ovo combinados com hortaliças) e evite alimentos de propriedades energéticas.

As quantidades irão variar de pessoa para pessoa de acordo com seu biotipo, idade, objetivos, etc. Só um nutricionista é capaz de prescrever corretamente as porções de cada refeição.
Bom apetite!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei suas dicas. Bjs !!!

Rodrigo Tosta disse...

Que bom!!! Fique de olho, estou sempre postando novidades!!!