terça-feira, 21 de outubro de 2008

LARGADA NO TRIATHLON, COMO TREINAR?


No artigo anterior, tratamos da largada do triathlon de uma forma mais ampla. Agora vamos focar mais nos tipos de treinos que podemos fazer para aprimorar nossa largada e situações em águas abertas. Com uma boa largada você terá a oportunidade de pegar “um bom pé”, ou entrar na esteira de um bom pelotão que esteja rápido, onde você se sentira mais confortável. Mas, para os menos experientes, acredito que tenham que focar suas atenções em aprender a nadar de uma forma mais eficiente e econômica durante todo o percurso e ir aprimorando suas largadas em alguns treinos, e principalmente nas próprias competições. Atletas que ficam nervosos em águas abertas podem desperdiçar uma energia que será importante mais tarde. É fundamental estar relaxado e concentrado no nado para poder desenvolver toda sua técnica.

Nos triathlons, além da largada forte, você precisará também ter uma ótima recuperação, para conseguir encaixar seu ritmo, abaixo do seu limiar ou nele, até o fim da etapa. E também ser capaz de dar alguns sprints nas viradas de bóia, buscar o pelotão da frente, defender seu espaço, o que muitas vezes cansa bastante o atleta, e ainda ter “gás” para fazer os últimos metros um pouco mais forte. Tudo isso faz com que o nado em águas abertas seja bem diferente da natação tradicional, mas todas estas técnicas podem ser treinadas e praticadas na piscina também. Para as provas de curta distância, que incluem short, olímpico e até mesmo os Meio Irons (para os mais competitivos), os atletas precisam fazer séries que os preparem para as dificuldades de uma largada. Além das séries tradicionais de resistência e velocidade, agora podemos incluir treinos de Limiar Aeróbico e VO2máx, para simular as competições. Uma série típica de Limiar Aeróbico seria com distâncias de 100m a 400m no seu ritmo de prova. Outra série boa seria fazer de dois a quatro tiros de 500m, sempre com os primeiros 25m de cada 100m mais fortes. Dê um impulso na borda bem forte, acelere a pernada e aumente sua braçada e os outros 75m mais encaixados um pouco abaixo ou no seu ritmo de prova. Descanse entre 45seg e 1min entre as séries. Pra finalizar, podemos juntar parceiros de treino para simular largadas ou no mar ou na piscina: no mar, todos correm juntos, como na prova, nadam até uma bóia ou por um tempo determinado pelo técnico (2 a 3 minutos) e retornam para a areia para contornar um cone e voltar para a água. Essa série pode ser repetida de 3 à 6 vezes. Na piscina, colocamos de 4 a 6 atletas numa mesma raia em filas e fazemos séries de 25m, alternando a posição dos atletas na filas.


Agora, é só escolher a prova e começar a treinar!!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

LARGADA NO TRIATHLON, PREPARE-SE!!!


Todo triathleta, não importa se é um bom nadador ou um mal nadador, já teve ou ainda tem problemas com a sua largada em uma prova de triathlon. Este é um tema bastante complexo e abrangente, pois existem os atletas iniciantes; os amadores, que fazem triathlon por hobby e saúde; os amadores com ambições de performance e por último os atletas de elite. Cada um desses grupos larga de uma forma diferente. Muitos atletas passam semanas e até meses treinando a técnica, resistência e a velocidade para, quando chegar o grande dia, estarem em sua melhor forma. Mas muitas vezes esquecem de como tudo começa: com a largada. Uma boa largada pode fazer com que você tenha uma grande prova ou uma prova péssima.

Na largada, uma das coisas mais difíceis é achar o seu lugar. Os melhores nadadores, normalmente, sabem onde vão ficar: na frente do grupo, pois terão um ritmo mais forte do que os demais. E normalmente é onde todos acham que podem largar, até serem “atropelados” pelo grande grupo, aprendendo a não cometer mais o mesmo erro. Se você não é um grande nadador, ou ainda está adquirindo confiança, largue mais atrás do grande grupo ou pelas laterais.

Um fator importante que vem a auxiliar este trabalho de largada é a conscientização do atleta, de onde ele deve largar, sendo muito importante ele ter noção do seu nível atual. Para os atletas mais nervosos é recomendável que larguem de 5 a 15 segundos depois do grande grupo. O treino mental também auxilia muito nesta situação. Tente visualizar sua largada, posição no grupo, contorno de bóias, e até algo inesperado como os óculos de natação saindo do rosto e você calmamente ajustando-o e voltando para sua prova.

Depois, postarei alguns treinos que podem ser feitos, tanto no mar quanto na piscina para melhorar ainda mais sua largada, aguardem...

domingo, 19 de outubro de 2008

DICAS PARA MELHORAR O SEU PEDAL!!!


Todo esportista sabe que o treinamento é a base de uma boa prova. Por isso seguir algumas orientações e ter cautela durante o treino pode evitar lesões e melhorar o desempenho do atleta. Confira algumas dicas:

1ª - Faça um bom "bike fit" para que sua posição na bike fique confortável e você possa extrair o melhor de sua musculatura sem riscos de lesão.


2ª - Respeite a prescrição de treino feita pelo seu treinador, por exemplo, se a prescrição foi feita através da freqüência cardíaca, permaneça na freqüência cardíaca alvo estabelecida, mesmo que tenha de rodar em um ritmo lento. Acostumar a treinar com freqüências altas limita sua performance.


3ª - O aquecimento é fundamental antes de iniciar seu treino, pois com ele é possível aumentar a temperatura corporal, lubrificar as articulações, elevar a freqüência cardíaca e a circulação sanguínea. O aquecimento pode durar de 5 a 15 minutos dependendo do objetivo do treino, quanto mais intenso o treino maior deve ser o tempo de aquecimento.


4ª - Começe a utilizar marchas mais pesadas e cadências menores, isso fortalecerá suas pernas e fará com que seus batimentos cardíacos não subam tanto quanto se estivesse girando mais e você poderá sair para correr em melhores condições.


5ª - Desaquecimento. Nunca termine um treino com intensidade alta, dê tempo para a freqüência cardíaca e a temperatura corporal diminuírem aos poucos, baixe a intensidade do treino de maneira progressiva, voltando a calma aos poucos.


6ª - Relate seu treino com os dados obtidos, como tempo, distância, média de freqüência cardíaca, freqüência cardíaca máxima, percepção de esforço, temperatura, umidade, horário do treino, fatores de estresse, etc, quanto mais informações tiverem do seu treino, melhor para seu treinador avaliar e prescrever de maneira mais fidedigna seu treinamento. Tenha sempre contigo um diário de treino.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

PARA QUEM CURTE PEDALAR!!!


Após muita expectativa, acontecerá a 3ª Edição do GRANFONDO DO BRASIL DE CICLISMO, evento que atraiu muitos participantes em sua edição anterior. O foco principal do evento é a confraternização entre os ciclistas profissionais e ciclistas amadores. A organização está sob responsabilidade da Federação Paulista de Ciclismo e da empresa MZ2 Eventos; realização da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Ubatuba e Polícia Rodoviária Federal. A organização, disponibilizará 6 postos de apoio no percurso de competição, em locais fixos pré-estabelecidos. O atleta poderá utilizar estes espaços também para montar o seu suporte técnico. O evento contará com apoio mecânico terceirizado. Em caso de troca de peças essenciais para sua bike, o acerto será diretamente com o mecânico. O evento contará também com “AMBULÂNCIAS UTI” - equipadas com médicos, para-médicos e enfermeiros, na área de concentração de largada/chegada e circulando no trajeto.

Serão 160km saindo de Ubatuba, ido à Parati e voltando para Ubatuba.

Quem estiver com os treinos em dia vale à pena conferir!!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

OS NOVOS REI E RAINHA DE KONA!!!




No último sábado (11/10) Craig Alexandre tornou-se o mais novo vencedor do IRONMAN HAVAII. Numa prova cheia de reviravoltas, vários favoritos chegaram a estar liderando mais novamente prevaleceu quem teve uma corrida sólida e concistente e o australiano que ano passado, na sua estréia, tinha conseguido a 2ª colocação, esse ano ficou com o título. Parabéns Craig!!!
Já no feminino aconteceu o esperado, a inglesa Chrissie Wellington conquistou o bicampeonato. O detalhe interessante é que Chrissie furou um pneu e com dificuldades para trocá-lo ficou 10 minutos parada, mas mesmo assim assumiu a liderança ainda no pedal, mostrando que realmente está muito acima de suas concorrentes e venceu até com uma certa facilidade.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

SCOTT LANÇA TÊNIS DE CORRIDA


A Scott apresentou sua nova linha de produtos Running, formada por tênis e roupas com tecnologias especiais para corredores e triatletas, na terceira edição da feira Running Show.
Sem esquecer suas origens nos esportes com bicicleta, a influência do ciclismo pode ser conferida no design do solado do tênis modelo Aztec e Aztec Pro, inspirado no desenho de pneus off road usados nas bicicletas do tipo mountain bike. A sola é feita de um composto especial de borracha com elementos de absorção de impacto mais largo na parte posterior e com um perfil agressivo na anterior para garantir mais tração ao atleta.
A Scott apresentou seis modelos de tênis com tecnologias inovadoras como SHARC (composto de borracha alta abrasão estrategicamente localizada no ponto de contato para aumentar a durabilidade), ULTRALYTE (espuma de EVA 30% mais leve que as convencionais e que mantém as características de amortecimento por mais tempo), HTC (solado baseado no design dos pneus para mountain bike para mais aderência e tração) e AHC (menor distância entre os pés e o solo, para reduzir o peso e aumentar a estabilidade).
O modelo Makani foi especialmente desenvolvido para o triathlon e tem um sistema que agiliza a tarefa de calçar o tênis no momento da transição. O Aztec Pro e o Offroad Traning são próprios para corridas em trilhas. Já os modelos Comp, Ride e Chase foram concebidos com especificações e tecnologias especiais integradas na palmilha de acordo com as características de cada corredor.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

TRI DICAS!!!


Aí vão algumas dicas para quem quer iniciar ou já pratica triathlon:

* Somente um técnico especializado em triathlon poderá planejar, organizar, quantificar e avaliar a progressão do seu programa de treino nas 3 modalidades; de maneira integrada e conjunta.

* Eventuais treinos de natação em águas abertas (rio, lago, represa ou mar) desenvolvem as habilidades de navegação utilizadas nas competições. Exercícios especiais de simulação em águas abertas podem ser feitos na piscina.

* As competições que seguem as regras oficiais (ITU e CBTri) permitem vácuo no ciclismo. Faça treinos coletivos, “revezando roda” e adquirindo facilidade em pedalar junto com outros ciclistas.
Algumas provas não permitem o uso do vácuo no ciclismo. Também é importante treinar sozinho e conhecer melhor seus limites.

* Faça corridas em terrenos acidentados para um melhor fortalecimento muscular e resistência psicológica às situações mais difíceis. Assim, você aprimora os reflexos proprioceptivos, diminuindo as chances de lesões nas articulações como quadril, joelho e tornozelo.

* Mantenha bom contato com seu técnico, fazendo anotações sobre os tempos, as parciais, a freqüência cardíaca, o clima, motivação de treinos e elabore, junto com seu técnico, um calendário de competições . Além das provas principais, utilize outros eventos como: maratonas aquáticas, corridas de rua e provas ciclísticas em sua preparação para as competições de triathlon.

* Treine com prazer e satisfação. Experiência e dedicação lhe trarão bons resultados! Aproveite. Afinal: “Triatletas nascem, não são feitos!”

ANIVERSÁRIO IMPORTANTE!!!


No próximo sábado dia 11/10 acontecerá a 30ª edição da prova mais badalada do triathlon mundial: o IRONMAN HAVAII!!! Essa prova reúne, todos os anos, os triatletas que conseguiram a vaga para essa disputa em uma das seletivas espalhadas pelo mundo. Ao todo são 1800 atletas buscando a superação de seus limites e a realização de seus sonhos. A disputa, no profissional será acirrada, pois o vencedor do ano passado, Chris McCormack, tentará o bi, mas os alemães Faris Al-Sultan e Normann Stadler, que não terminaram a prova no ano anterior vem com toda força. Além de outras promessas, como Craig Alexander e Chris Lieto. No feminino, serão todas contra a inglesa Chrissie Wellington, que ganhou ano passado na sua estréia e está invicta esse ano.

Os destaques brasileiros ficam por conta da sempre consistente Fernanda Keller (22º ano consecutivo no Havaii) e do estreante Raul Furtado (que conseguiu a vaga com um excelente 5º lugar no Ironman Brasil).

Boa sorte a todos e que vença o melhor...

Aloha!!!