terça-feira, 7 de outubro de 2008

TRI DICAS!!!


Aí vão algumas dicas para quem quer iniciar ou já pratica triathlon:

* Somente um técnico especializado em triathlon poderá planejar, organizar, quantificar e avaliar a progressão do seu programa de treino nas 3 modalidades; de maneira integrada e conjunta.

* Eventuais treinos de natação em águas abertas (rio, lago, represa ou mar) desenvolvem as habilidades de navegação utilizadas nas competições. Exercícios especiais de simulação em águas abertas podem ser feitos na piscina.

* As competições que seguem as regras oficiais (ITU e CBTri) permitem vácuo no ciclismo. Faça treinos coletivos, “revezando roda” e adquirindo facilidade em pedalar junto com outros ciclistas.
Algumas provas não permitem o uso do vácuo no ciclismo. Também é importante treinar sozinho e conhecer melhor seus limites.

* Faça corridas em terrenos acidentados para um melhor fortalecimento muscular e resistência psicológica às situações mais difíceis. Assim, você aprimora os reflexos proprioceptivos, diminuindo as chances de lesões nas articulações como quadril, joelho e tornozelo.

* Mantenha bom contato com seu técnico, fazendo anotações sobre os tempos, as parciais, a freqüência cardíaca, o clima, motivação de treinos e elabore, junto com seu técnico, um calendário de competições . Além das provas principais, utilize outros eventos como: maratonas aquáticas, corridas de rua e provas ciclísticas em sua preparação para as competições de triathlon.

* Treine com prazer e satisfação. Experiência e dedicação lhe trarão bons resultados! Aproveite. Afinal: “Triatletas nascem, não são feitos!”

Nenhum comentário: