sábado, 5 de setembro de 2009

SERÁ QUE ELE É ?


Um exame de sangue do ciclista americano Lance Armstrong, feito durante a Volta da França deste ano, pode indicar o uso de doping, afirmou Jakob Moerkebjerg, especialista do hospital de Bispebjerg, em Copenhague. Ele foi uma das pessoas que examinaram o sangue do ciclista, heptacampeão da prova, e terceiro colocado em 2009.

Moerkebjerg destacou ao canal de televisão dinamarquês "DR" que a quantidade de glóbulos vermelhos e o valor de hematócrito e de hemoglobina de Armstrong foram os mesmos do primeiro ao último dia da competição, o que é incomum.

- Em nossas pesquisas, sabemos que, em um esforço duro como o que acontece na Volta da França, aconteceria uma queda acentuada desses valores sanguíneos, e isso não aconteceu com Lance Armstrong - afirmou Moerkebjerg.

Ele ressaltou, no entanto, que há chance de a anomalia ocorrer sem que o ciclista tivesse se dopado.

- Não quero dizer que se ele se dopou, mas poderia ser uma das causas. Outra explicação possível seria ele ter sofrido diarréia, desidratação ou passado por uma transfusão sanguínea.

A estabilidade dos valores sanguíneos de Armstrong na competição francesa contrasta também com os testes feitos no Giro d'Italia, realizado dois meses antes, "nos quais houve essa queda", acrescentou Moerkebjerg.

Nenhum comentário: