terça-feira, 1 de junho de 2010

PÓS IRONMAN


Após longos meses treinando duro, abrindo mão de diversas coisas, inclusive trabalho, família e amigos, passamos quase um dia inteiro competindo e enfim, cruzamos a linha de chegada do Ironman! Mas e agora? O que fazer com todo aquele tempo que separamos de nossos dias para treinar? Como serão os fins de semana sem os treinos longos? Como faremos para manter a forma se não treinaremos tanto?

Bom, antes de qualquer coisa, precisamos entender que depois de todo esse processo, precisamos realmente de um tempo para o corpo se refazer de todo esse esforço e despêndio de energia. Ao final de uma prova como essa, estamos com muitos micro traumas musculares e com nosso sistema imunológico debilitado. Portanto, entre 5 e 10 dias “off” ou com treinos regenerativos de natação e ciclismo (evite a corrida em função do impacto) de no máximo 30 minutos, para não sobrecarregar sua imunidade, serão suficientes para deixar seu corpo “novo” de novo! Esse também é um período onde você pode optar por esportes que você gosta, mas normalmente não tem tempo para praticar como surf, stand up, escalada, entre outros...

Passado esse período, você deve retomar seus treinos, mas de uma forma não tão estruturada e de preferência com amigos e parceiros de treino. Uma boa opção é fazer aulas de Spinning durante a semana e, nos fins de semana, pedalar em sua montain bike ou sair com aquele pelotão de ciclismo. Use as corridas rústicas ou as aulas de Running Class da academia e as travessias ou os treinos da equipe de master do seu clube para se divertir. Isso lhe ajudará a recuperar a força e a velocidade perdidas no último bloco de treinos para o Ironman, além de lhe trazer um “alívio mental” em relação às obrigações de uma rotina sistematizada de treinamento. E não esqueça de tirar ou o sábado ou o domingo para dar atenção total à família e amigos. Esse período deve durar de 20 a 30 dias.

Logo após, é chegada a hora de organizar novamente sua rotina de treinos visando um novo objetivo. Uma boa opção é começar entrando num programa de treinos curtos e intensos e competir o mais frequentemente possível. Short triathlons, olímpicos e XTerra são ótimas escolhas. Esse período também é válido para testar novos equipamentos (tênis, meias de compressão, roupa de borracha, capacetes...), além de aprimorar a nutrição e provar algum novo suplemento.

Seguindo estes passos, tenha certeza de que estará pronto para iniciar uma nova jornada rumo ao próximo Ironman, partindo de um nível superior, o que te dará a possibilidade buscar metas mais ambiciosas!

--
Rodrigo Tosta, Coach - Rio de Janeiro, Brasil
http://www.ironguides.net/br
* * * Your best is our business.™ * * *

Nenhum comentário: