terça-feira, 30 de outubro de 2007

XTERRA WOLRD CHAMPIONSHIP







Na ilha de Maui, no Havaii, dia 28/11, aconteceu o campeonato mundial de XTERRA (triathlon cross country) que conta com 1.5 km de natação, 32 km de montain bike e 11 km de trail run. Pela 3ª vez o vencedor foi o sul-africano Conrad Stoltz (foto) com o tempo de 2h 40' 54". Muitos brasileiros marcaram presença, mas o melhor colocado foi o experiente Alexandre Manzan com 2h 56', chegando na 24ª colocação. Entre as mulheres, a vencedora foi Julie Dibens (GBR) com 3h 01' 24". Se tiver curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a prova, clique no link http://www.youtube.com/watch?v=l7S4_gr455Y. Inspire-se nessa aventura e LIVE MORE!!!

ZOOT ULTRA


Lançado recentemente no IRONMAN do Havaii, o ZOOT Ultra é um tênis específico para provas de triathlon. Combina: amortecimento, leveza, conforto e rapidez na hora de calçar (transição 2). Quando será que chega por aqui?

ORCA RS1 SWIMSKN






Essa é a aposta da ORCA para 2008, a nova roupa de competição combina duas tecnologias: a Tri Skin (cinza) - tecido resistente à água, envolvido por duas camadas, uma de silicone e outra que mistura elastano e polyester, tida como a melhor do mundo. E a Biolite (preta) - outra avançada tecnologia resistente à água, feita de neoprene com uma exclusiva ação anti-fricção. A marca define a nova RS1 como o equilíbrio perfeito ente flexibilidade e velocidade na água!!!

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

MONITORES DE FREQUÊNCIA CARDÍACA

Mensurar os batimentos cardíacos para dosar o esforço físico pode ser uma valioza arma na melhora da performance. Podemos calcular várias zonas de intensidade de treinamento para enfatizar adaptações fisiológicas diferentes que farão com que os programas de treino sejam mais abrangentes e completos.
PRÓS - * É uma ferramenta motivacional, pois traz objetividade ao exercício.
* Ensina os iniciantes a fazerem uma leitura do seu corpo e a evitarem o overtrainning.
* Possibilita analisar os esforços desprendidos e desenhar um programa de treinamento personalizado.
* Identifica o overtrainning (FC basal 10% > que a normal por dias consecutivos).
CONTRAS - * Inconsistência: na mesma FC nem sempre o indivíduo desprenderá o mesmo esforço.
* Falta de apoio científico, pois não há fortes evidências que treinar com frequencímetros aumente a performance.
* O atraso na resposta da FC em relação a uma mudança de exercício.

Para maiores informações acesse www.blitz.com.br
Escute seu coração!!!

Triathlon Long Distance Pirassununga 25/11/07

Um ótimo local para a realização de provas de triathlon, devido à infraestrutura e segurança, já que é realizada dentro da Escola de Cadetes da Força Aérea Brasileira.
Pra quem não conhece a prova, vale à pena clicar e conferir o vídeo abaixo!!!
Só falta um mês...!!!

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

TÁ CHUVENDO? VÁ CORRER!!!


Utilize a esteira para não perder seu condicionamento físico por causa de um ou mais dias de chuva e/ou mal tempo. Aí vão umas dicas de treinos para quebrar a monotonia:


1. HILL REPEAT - Aquecimento 10' + 4 a 8 x 3' (4 a 6% de inclinação) i 1' (0% de inclinação) + 10' idem aquecimento.


2. CIRCUIT - Aquecimento 10', pare e faça 10 a 15 flexões de braço + 10' moderados, pare e faça 20 a 30 abdominais + 10' fortes, pare e faça 10 a 15 flexões de braço + 10' idem aquecimento, no final repita a série de abdominais.


3. FARTLECK - Aquecimento 10' + 3' fortes-1' fácil/4' fortes-2' fáceis/5' fortes-3' fáceis/5' fortes-3' fáceis/4' fortes-2' fáceis/3' fortes-1' fácil + 10' idem aquecimento.


4. BEAT AND RUN - Monte um CD ou uma lista em seu MP3, selecionando suas músicas prediletas, a duração do treino vai depender de quantas músicas você vai escolher. O segredo reside em alternar os estilos e ritmos musicais, para que dessa forma você aumente ou diminua sua velocidade acompanhando o ritmo das músicas. Mas não esqueça de sempre começar e terminar com músicas que tenham um ritmo tranqüilo, para que seu corpo tenha tempo de aquecer e desaquecer.


Agora é só calçar o tênis e dar o primeiro passo... Ah! não esqueça a hidratação!!!

ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO


Em esportes de alto nível, a diferença entre a vitória e a derrota pode estar em pequenos detalhes. Em entrevista recente, o tricampeão mundial de Ironman Peter Reid, conta que durante a maratona muitas vezes sentia dores de estômago, o que atrapalhava seu rendimento. Então, teve a seguinte idéia: comer enormes pratos de comida antes de seus treino de corrida, dessa forma aprenderia a lidar com a dor e com o desconforto estomacal. Parece loucura, mas deu certo, o cara, hoje aposentado, é uma das lendas do Ironman!!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

NÃO DEIXE DE PEDALAR!!!






Bike Indoor é uma ótima alternativa para os fãs do ciclismo que não tem tempo de treinar na rua durante a semana. A aula trás muitos benefícios e treinos com controle de cadência, intensidade, segurança (já que o transito está cada vez mais perigoso), conforto (salas climatizadas), além de uma trilha sonora motivante!!!

É perfeitamente possível realizar treinos intervalados com alta intensidade ou treinos de ritmo constante, que podem oferecer não só um bom gasto calórico, bem como uma melhora considerável no condicionamento físico e consequentemente no rendimento.

Mas, no fim de semana, não deixe sua bike enferrujando na garagem. Acorde cedo, coloque-a no carro e vá para estrada, já que existem aspectos como equilíbrio, coordenação motora, percepção de espaço, vento, pelotão e trocas de marchas que não podem ser simulados dentro de uma sala. Sem contar com a possibilidade de fazer treinos mais longos e, é claro, o visual!!!

RECEITAS

1. Lanche pré-treino - muita energia e disposição!

1 banana prata grande + 1 castanha do Pará + 2 amêndoas + 1 noz.

2. Lanche pós-treino - recuperação muscular e reposição energética!

250ml de leite de soja + 1/2 papaia + 2 colheres de sopa de Whey Protein sabor baunilha.

3. Suco relaxante - para tomar à noite, antes de dormir!

Misture um pouco de chá de erva cidreira ao suco de limão e adoce à gosto (adoçante ou açúcar orgânico).

Dicas de Nutrição


1 - Não existe um prazo ideal para se alimentar antes de treinar, mas de uma maneira geral, você pode agir da seguinte forma: para refeições pequenas (café da manhã e lanches), de uma a duas horas antes do treino. Já para refeições maiores (almoço e jantar), o intervalo deve ser maior, de três a quatro horas. Respeitando esses prazos, você evita desconfortos gastrointestinais e terá armazenada a energia suficiente para realizar sua atividade física.

2 - Evite treinar em jejum! Isso pode interfirir negativamente no desempenho, principalmente se a atividade for de longa duração.

3 - O ideal depois de treinar é ingerir quantidades maiores de carboidratos até uma hora após o término do exercício, para repor mais rapidamente os estoques de glicogênio muscular e hepático. Dê preferência aos carboidratos com alto índice glicêmico (> 85) como pães, batata assada, mel, biscoitos integrais e geléias.

domingo, 21 de outubro de 2007

Marcador de distância online!!!

Aí vai uma dica para quem costuma fazer treinos em locais onde não existe marcação de distância: no site http://www.usatf.org/routes/map/ você pode facilmente obter essa informação, saber também a altimetria e até programar em que locais fará sua hidratação, além de visualizar o percurso! Basta buscar no mapa (via satélite) oferecido pelo site o local do treino e "desenhar" o percurso com o mouse para obter todas essas informações e você ainda pode imprimir e salvar seu percurso no site deixando-o registrado para que qualquer pessoa no mundo possa conhece-lo. É só acessar, medir e treinar!!!

Volta ao mundo em ultra-maratonas


Essa é pra quem gosta de correr... e viajar!!!

# Badwater Ultramarathon, no Vale da Morte (EUA) - 217Km - característica: calor de até 50º.

# Last Desert (Antártida) - 250Km - característica: neve, gelo e muuuito frio.

# Sahara Race (Deserto do Sahara) - 250Km - característica: tempestade de areia e temperaturas de até 60º.

# Gobi March (China) - 235Km - característica: cruza o deserto que mais venta no mundo.
# Atacama Crossing (Chile) - 260Km - característica: cruza o deserto mais seco do mundo.

# Spartathlon (Grécia) - 246Km - característica: entre Atenas e Esparta onde ocorreu a Batalha de Maratona, em 490a.C.

# Brazil 135 (SP e MG) - 217Km - característica: muitas subidas e decidas na Serra da Mantiqueira.

Pirassununga 2007




O treinamento pro Triathlon Long Distance de Pirassununga tá começando a ficar frenético!!! Vamos ver se encaixo uma boa prova lá...

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Macca é o novo dono da coroa havaiana!!!




No último sábado (13/10), o australiano Cris McCormak venceu pela 1ª vez o IRONMAN do HAVAII, desbancando o principal favorito ao título, o campeão de 2006, o alemão Norman Stadler. Parabéns Macca!!!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Apresentação

Esse espaço foi criado com o intúito de promover um estilo de vida mais saudável, baseado na prática de atividades físicas e de uma alimentação balanceada. Além disso, colocar os interessados em contato com o mundo multiesporte, através de notícias sobre algumas modalidades (corrida, triathlon, entre outros), dicas de nutrição e trazer os locais e horários para a prática de exercícios tanto indoor quanto outdoor.

Tenha uma atitude positiva, venha fazer parte desse mundo!!!